Black Friday 2024: 6 estratégias para aplicar agora e alavancar as vendas de final do ano
Segundo dados da ABComm, o faturamento de compras natalinas está estimado em mais de R$ 205 bilhões
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por Alex Akira
Diante da crescente competição nas vendas online, os varejistas se veem obrigados a buscar diferenciação e fornecer experiências que realmente correspondam às expectativas dos clientes. Nesse sentido, a personalização tem sido uma estratégia de abordagem e fidelização que mais atrai o consumidor.
Para Rodrigo Garcia, diretor da Petina Soluções em Négócios Digitais, as datas com alto potencial de vendas, como o Dia do Consumidor (março), Dia das Mães (maio), Dia dos Pais (agosto), entre outras, são de extrema importância para o varejo online e representa uma oportunidade para as empresas se destacarem em um mercado cada vez mais disputado. “Com o crescimento contínuo do comércio eletrônico, essa data se torna ainda mais relevante, dando chance para que as marcas se conectem de forma significativa com os consumidores, por meio de promoções atraentes, experiências personalizadas e um atendimento excepcional”, completa Garcia.
O levantamento da Opinion Box sobre tendências sobre consumo digital corrobora com o pensamento do executivo, pois aponta que 58% dos consumidores consideram que os valores são mais acessíveis nas compras via e-commerce e por isso dão preferência à modalidade.
Com o intuito de ajudar a reter mais os clientes e, consequentemente, aumentar as vendas online, Rodrigo Garcia pontou cinco estratégias que podem ajudar. Confira:
Demonstrar um genuíno interesse nas necessidades e preferências de cada comprador. “Essa abordagem não apenas aumenta a satisfação do cliente, mas também fortalece a fidelidade à marca ao longo do tempo”, acrescenta o executivo.
Para se destacar, a personalização é uma ferramenta essencial nos dias de hoje. “Ao oferecer experiências personalizadas, desde recomendações de produtos e ofertas exclusivas com base nos históricos de compra, as marcas mostra que conhece o cliente e passa a construir um bom relacionamento”, conta Garcia. Ele ainda acrescenta que é fundamental demonstrar um interesse verdadeiro nas necessidades do cliente. “Essa abordagem não apenas aumenta a satisfação do cliente, mas também fortalece a fidelidade à marca ao longo do tempo”, completa.
Oferecer uma experiência integrada e acessível, independentemente do canal utilizado, fortalece a relação com a marca. “A abordagem omnichannel não é apenas atender, mas encantar o cliente em cada ponto de contato. O vendedor tem que se preocupar em conectar os mundos online e offline, para proporcionar uma experiência positiva contínua”, explica Garcia.
Investir em recursos e ações que garantam as interações rápidas e eficazes com os clientes. Rodrigo garcia destaca a necessidade por treinamentos. “Os colaboradores podem adquirir habilidades essenciais para lidar com diversas situações, demonstrando empatia e proatividade com o cliente”, diz o especialista.
Esse tipo de movimento ajuda a valorizar o cliente e, consequentemente, aproximar ele ainda mais da marca. “Os programas de fidelidade são uma forma simples e eficaz de construir relacionamento com os clientes. Ao oferecer brindes atrativos e acesso exclusivo a benefícios, constrói-se uma relação de confiança que se reflete em cada interação”, pontua Garcia.
É essencial saber ouvir e entender as demandas do cliente, além disso, é importante admitir os possíveis problemas e trabalhar para ajustar. Garcia aponta que esse tipo de atitude demontra compromisso. “Receber e avaliar continuamente o feedback dos clientes é um passo indispensável para aprimorar os produtos e serviços. Ao ouvir atentamente as opiniões e agir de forma eficiente para resolver qualquer problema detectado é uma das principais medidas que levam ao sucesso e à longevidade”, finaliza o especialista.
Segundo dados da ABComm, o faturamento de compras natalinas está estimado em mais de R$ 205 bilhões
Por Maurício StainoffPresidente Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo. Apostando no prejuízo: O crescimento das apostas online ameaça o varejo
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