Black Friday: oportunidade para fidelização de clientes e geração de empregos
Além das filas e das promoções, qual é o impacto real dessa data na economia local?
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Datas comemorativas costumam afetar considerável e positivamente as vendas. Com a proximidade do Carnaval de 2023, vale a pena começar a se preparar para aproveitar o evento da melhor forma possível. Esse é um dos períodos em que mais se nota a sazonalidade nas vendas, ou seja, a variação na demanda de consumo ao longo do ano. Apesar de ser um momento desafiador, pode ser uma oportunidade e tanto para atrair e conquistar mais clientes para o negócio, se você souber aproveitar a chance.
O Carnaval 2023 vai acontecer em 21 de fevereiro, o que significa que as comemorações devem se estender do dia 17 até o dia 22 — a quarta-feira de cinzas. Assim sendo, os lojistas têm menos de um mês para se preparar. Mas, para aproveitar todas as oportunidades, é necessário planejar e executar estratégias para que o seu estabelecimento continue funcionando bem durante a “folia”.
Com uma boa organização e planejamento, é possível, inclusive, aproveitar boas oportunidades que surgem ao longo dos dias de carnaval para vender bem. Portanto, se prepare para receber foliões animados e atendê-los da melhor forma. Conheça algumas dicas para ajudar a se planejar melhor:
✓ Ambiente Festivo
O primeiro passo é ter em mente que o carnaval é uma festa de características peculiares, com forte apelo visual e uma atmosfera muito característica. Portanto, entrar nesse clima, de forma equilibrada, mas com eficiência, pode gerar benefícios para o estabelecimento. Além disso, é possível aproveitar o período para alavancar a venda de determinados produtos.
A decoração é o ponto de partida para remeter os clientes à data. Independentemente do que se pode investir na customização, pense em usar adereços e peças que destacam principalmente os setores em que as vendas precisam ser impulsionadas.
As categorias de itens mais vendidos na época merecem essa atenção. Durante os dias de festa, as pessoas costumam se fantasiar e colorir suas casas e as ruas, o que cria uma atmosfera diferente na cidade. Transmitir esse clima no visual de seu comércio é uma estratégia para se aproximar mais do consumidor. Dessa forma, seu estabelecimento gera empatia e mostra que também faz parte da folia.
Nada de fazer mais do mesmo ou repetir os enfeites dos anos anteriores! Essa é uma dica válida para qualquer tipo de data ou evento. A criatividade é uma habilidade indispensável para surpreender os clientes.
Mais do que usar itens decorativos, vale também a ambientação com música típica de carnaval e até uso de fantasias ou adereços por parte dos funcionários para que o ambiente fique o mais festivo possível.
✓ Crie ofertas atrativas para um grande carnaval no varejo
Um dos recursos mais interessantes ao trabalhar com a sazonalidade no varejo é a chance de realizar promoções bem sucedidas. A primeira vantagem é que, com o calendário sazonal, é possível se antecipar e planejar ofertas com antecedência, negociar com fornecedores e preparar o estoque. Com mais tempo disponível, é possível executar estratégias com sucesso e maximizar os resultados.
O carnaval pode ser o momento perfeito para realizar queimas de estoque e alavancar as vendas de produtos parados nas prateleiras desde o Natal. Mas é claro que você não vai vender apenas porque é carnaval e a decoração está no clima, certo? É necessário usar a criatividade para ter promoções atrativas e oferecer descontos imperdíveis!
Não se esqueça de verificar os cartazes promocionais, se estão de acordo com os padrões da campanha, da sua marca, com informações e preços corretos. Qualquer divergência pode colocar sua estratégia por água abaixo.
Também é fundamental destacar as mercadorias certas nas gôndolas e vitrines. Por isso, analise quais são os produtos de sua loja com mais potencial de venda, ou seja, aqueles que os clientes mais procuram.
Durante o carnaval, as pessoas costumam consumir mais bebidas, uma ótima oportunidade para supermercados, e também para as farmácias, que comercializam analgésicos e demais remédios para aqueles que deram uma exagerada na dose…
Porém, alguns estabelecimentos trabalham com mercadorias que não estão diretamente conectadas com o tipo de produto que é mais consumido neste período. Neste caso é necessário caprichar ainda mais nas ofertas da loja para o carnaval.
Explorar o calendário sazonal sob outras abordagens também é uma boa estratégia. Por sinal, essa época marca uma mudança nas temperaturas em algumas regiões, o que gera boas oportunidades para fazer saldões e vender produtos apropriados para a próxima estação!
✓ Mantenha a experiência de compra em níveis elevados
Decoração colorida, foliões animados e a loja tomada por um clima de carnaval. Tudo isso pode ser muito positivo para o seu negócio, afinal, pessoas alegres estão mais propensas a consumir. Mas, é indispensável manter a qualidade da experiência de compra e a organização da loja.
No caso da decoração, há a necessidade de avaliar as características do público e suas possíveis reações, além de manter os padrões, dentro do contexto de seu negócio. O mesmo vale para o atendimento aos clientes. A equipe deve estar preparada para não cometer exageros e fazer com que o clima de carnaval jogue contra o estabelecimento.
É possível que alguns consumidores nem se quer gostem de carnaval, e inclusive vão à sua loja justamente para fugir do clima de festa. Por isso é importante preparar os colaboradores para entender o comportamento de cada um. Atendimento humanizado, eficaz e sem ruídos com o cliente são aspectos inegociáveis para a boa gestão no varejo, mesmo em tempos de festa.
✓ O ano só começa mesmo depois do carnaval?
Existe um ditado de que o ano só começa depois do carnaval. Não é por acaso que temos essa sensação!
O dia pode até mudar, mas quase sempre o feriado coincide com férias escolares, recesso político e aquela sensação de que janeiro e fevereiro são meses um pouco “parados”.
Então, aproveite essa oportunidade, pois, parte daqueles que se preparam para o carnaval, mesmo que seja para comemorar em casa, consequentemente, estão prontos para, enfim, começar o ano.
Essa também pode ser uma estratégia para o varejista se preparar para os próximos meses que virão, pois, se em janeiro e fevereiro as vendas costumam cair, mas a partir do carnaval, é hora de recuperar esses números com boas campanhas e estratégias.
✓ Lance promoções para elevar as vendas
Realizar ações promocionais, seja com descontos em produtos ou oferecimento de vantagens na forma de pagamento é uma saída muito boa para impulsionar o faturamento da loja. Foque em produtos que tenham boa margem de lucro e também nos sazonais. Uma ideia é dar aquela boa avaliada no estoque e movimentar os produtos com prazo de validade mais próximos, por exemplo.
Após definir as ofertas, espalhe cartazes e anúncios pela loja para convidar o consumidor a seguir até a categoria com promoções. Importante ainda divulgar os preços em panfletos ou outros canais de comunicação, digitais ou não.
✓ Frete grátis, mais uma alternativa para ganhar o cliente
Para setores que vendem via e-commerce ou até mesmo realizam as entregas das compras feitas na loja física precisam estar conscientes que a ação “frete grátis” atrai a clientela. Além de atrair mais clientes, é um meio de alavancar a taxa de conversão da loja.
✓ Negociação com fornecedores
As ofertas podem ser melhores a partir de uma boa negociação nos preços dos produtos. Converse e tenha um bom relacionamento com os fornecedores para que você possa aumentar a margem de lucro ou repassar as ofertas para os clientes.
✓ Atendimento no Carnaval
O atendimento precisa condizer com o clima da loja. Além de todas as orientações básicas e treinamentos de venda junto aos colaboradores, vestir fantasias ou colocar alguns adereços podem ser uma forma bem divertida de agradar a clientela.
O atendimento personalizado é um caminho de influenciar na decisão de compra do consumidor. O ideal é que a equipe de vendedores esteja distribuída em pontos estratégicos da loja, deixando que o ambiente fique mais agradável e a abordagem a mais espontânea e simpática possível.
Os vendedores também precisam estar alinhados no discurso para destacar os produtos sazonais da época e saber informar sobre as ações promocionais que podem ocorrer com algumas categorias como bebidas e alimentos, que são o carro-chefe para a data no varejo alimentar.
✓ Caso defina tirar esse período de folga, o que fazer?
É claro que, apesar de o Carnaval 2023 ser uma grande oportunidade para aumentar as vendas, você também pode optar por parar a produção e tirar alguns dias para descansar. Nesse caso, o ideal é deixar o seu público avisado de que o estabelecimento estará fechado no período.
Esses são apenas alguns exemplos de ações que certamente ajudarão nas vendas. Mas, existem muitas outras iniciativas pertinentes! Cabe a cada varejista analisar as que mais se enquadram em seu modelo de negócio e implementá-las da melhor forma possível.
Fonte: vitrine do varejo
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