Varejo S.A. Podcast: como a inteligência artificial está revolucionando o acesso ao crédito

Varejo S.A Podcast

Agora, a alocação de capital é feita de forma mais inteligente, permitindo a realização de mais e melhores tipos de empréstimos

Você já parou para pensar como a inteligência artificial está cada dia mais presente nas organizações realizando tarefas simples e complexas, como até  acesso ao crédito? Bom, no  Varejo S.A. Podcast desta semana, o tema é justamente sobre as possibilidades que a tecnologia pode resolver essas dores dos empreenderores. Para isso, Anderson Pereira, CEO da Kapitale, é o convidado da vez.

A tecnologia no mercado de crédito não é novidade, mas a aplicação de IA está levando isso a um novo patamar. “A inteligência artificial é um tipo de tecnologia que vem se desenvolvendo de maneira contínua”, afirma Anderson. Ele ainda ressalta que utilizando grandes volumes de dados históricos e comportamentais, algoritmos de IA conseguem analisar rapidamente o perfil de crédito de empresas, considerando diversos fatores como histórico de pagamentos, fluxos de caixa, desempenho financeiro e até mesmo padrões de comportamento dos proprietários.

Essa análise detalhada permite a criação de perfis de risco mais precisos e personalizados, facilitando a aprovação de empréstimos de forma mais rápida e com taxas de juros mais competitivas. Para lojistas e empresários, isso significa um acesso mais fácil e ágil a recursos financeiros, possibilitando investimentos estratégicos no crescimento de seus negócios.

Para as pequenas e médias empresas, que representam mais de 90% das empresas no Brasil, essa tecnologia tem sido essencial. O executivo da Kapitale menciona que, com a disseminação da IA, os empreendedores agora têm acesso a soluções que anteriormente eram restritas a grandes corporações. “Agora, os empreendedores, com essa tecnologia cada vez mais expansiva, conseguem ter uma vantagem competitiva no mercado”, destaca.

Para saber mais sobre como a inteligência artificial está revolucionando o acesso ao crédito, escute o episódio do Varejo S.A Podcast no seu tocador preferido e entenda como fazer seu negócio crescer ainda mais.