Em meio a um calendário lotado de datas comemorativas, o Dia dos Solteiros, realizado em 15 de agosto no Brasil, surge como uma oportunidade única para as marcas se destacarem e alcançarem um novo público. Embora não seja tão conhecido quanto o Dia dos Namorados, esse dia oferece um terreno fértil para campanhas criativas e estratégias de marketing inovadoras. E quando falamos de inovação e criatividade, podemos observar que, recentemente, algumas marcas já captaram “espírito da coisa” lançando campanhas pontuais e que se tornaram virais.
O Burger King, por exemplo, surpreendeu com o “Calvo Drive-Thru”, oferecendo sanduíche grátis para motoristas/consumidores carecas. Nesse caso, o case viralizou assombrosamente e (boa parte) de forma orgânica. Outras marcas observaram o sucesso e seguiram na mesma linha, como o Popeyes que fez “A loucura que a gente ama”, concedendo frango frito para pessoas com menos de 1,55m; o “Do tamanho da sua fome”, criado pelo Giraffas, com sanduíches gratuitos para clientes com mais de 1,90m; promoções para pessoas com até 1,55m de altura.
A criatividade também não tem limites para ações em conjunto, como as collabs. Ou você não se lembra do hidratante labial da Carmed com sabor dos produtos Fini. Para se ter ideia, o faturamento da marca disparou em mais de 1.500% com essa união. Após isso, ainda teve sabores de brigadeiro, grelhado e por aí vai.
Enfim, essas campanhas não só geraram buzz nas redes sociais, como também promoveram a personalidade irreverente e inclusiva dessas marcas. Então, por que não sair do básico e tentar movimentar a sua marca no Dia dos Solteiros? Veja alguns passos que você pode implementar:
Estratégias de branding
Segundo pesquisa realizada pela Ipsos, o percentual de solteiros é de 54%, em comparação ao de casados, assim, a chave para uma campanha de sucesso no Dia dos Solteiros é criar ações que estejam alinhadas com a identidade da marca e que se conectem com o público. Aqui estão algumas estratégias:
1. Promoções exclusivas: oferta de descontos especiais para solteiros. Ao contrário da data comemorativa que promove o romance, o momento dos solteiros prioriza a individualidade, incentivando-os, por exemplo, a ir jantar ou frequentar o cinema sozinhos, aproveitando a própria companhia. Crie combos e pacotes personalizados que atendem às necessidades e desejos desse público, como produtos de autocuidado, kits gourmet para jantares solo ou experiências únicas.
2. Eventos temáticos: organize festas temáticas em lojas físicas ou online, dedicadas aos solteiros. Enquanto restaurantes e lanchonetes serão cheios de casais, crie um ambiente divertido onde os solteiros possam se divertir e, quem sabe, encontrar um novo crush.
3. Colaborações com influenciadores: trabalhe com influenciadores que têm um forte apelo junto ao público solteiro. Eles podem ajudar a divulgar suas campanhas e produtos de maneira autêntica e engajadora.
4. Conteúdo personalizado: procure em conteúdo que fale diretamente ao público solteiro. Postagens nas redes sociais, blogs e vídeos que celebram a individualidade e incentivam o autocuidado podem ressoar profundamente com esse grupo.
5. Vitrines e embalagens personalizadas: a aparência conta muito. O comércio digital tem um apelo visual imensurável e muitas vezes o internauta é atraído pelo que vê. Aproveite as redes sociais como Instagram e TikTok e divulgue os seus produtos, serviços e promoções pensados especialmente para a data. Nas lojas físicas, invista em vitrines interessantes e inovadoras para chamar a atenção dos clientes. Além disso, capriche nas embalagens dos produtos vendidos online, oferecendo uma experiência de unboxing única.
O Dia dos Solteiros é uma excelente oportunidade para as marcas inovarem e se destacarem no mercado. Ao criar campanhas alinhadas com a identidade da marca e focadas em engajar emocionalmente o público, é possível estimular a marca e criar uma conexão estreita com os consumidores. Não perca a chance de aproveitar essa data para surpreender e encantar seu público!
Conseguiu ver o mar de possibilidades? Toda celebração é uma oportunidade para conseguir alavancar a sua marca. Basta ter estratégia e saber como aproveitar. Para o Dia dos Solteiros, analisar o comportamento de busca irá otimizar todo o dia a dia do time marketing e de conteúdo, isso porque é através dessas buscas que o cliente dá os maiores indícios do que está procurando.