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Vendas na Páscoa: como engajar consumidores desinteressados

A Páscoa se aproxima e surge o desafio para os varejistas de conquistar consumidores em meio a um cenário econômico desafiador.

A Páscoa se aproxima e com ela surge o desafio para os varejistas de conquistar consumidores em meio a um cenário econômico desafiador. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, 65% dos entrevistados têm a intenção de fazer compras para a Páscoa em 2024. No entanto, esse número representa uma queda nominal de 4,1 milhões em comparação ao ano anterior.

Dentre as pessoas que não planejam comprar, 30% estão endividados e optarão por priorizar o pagamento de dívidas. Outros 25% estão desempregados, enquanto 22% simplesmente não têm o hábito de adquirir presentes e chocolates para a data. Diante desses desafios, Daniela Azevedo Torres, head of customer success e performance da Simples Inovação, afirma que os varejistas podem criar estratégias eficazes para envolver esses consumidores desinteressados. “Combine duas estratégias: campanha focada em gerar desejo pelo produto/experiência + vantagem comercial”, explica.

Para melhorar as vendas na Páscoa, ela destaca a importância de criar campanhas de marketing que despertem o desejo pelo produto, ao mesmo tempo em que oferecem vantagens comerciais. Além disso, revisar as formas de pagamento, como oferecer parcelamentos mais flexíveis e descontos especiais, pode ser uma estratégia eficaz para conquistar esse público.

“Muitas vezes, não é necessário abrir mão da sua margem no produto, mas sim renegociar com seus parceiros financeiros para obter melhores taxas e oferecer vantagens ao seu cliente final, como: maior desconto no PIX, parcelamento em mais vezes e sem juros, redução no valor da parcela mínima, entre outros”, pontua Daniela.

Opções acessíveis para todos

Para os consumidores desempregados, a especialista da Simples Inovação recomenda também promoções agressivas, como descontos progressivos e pacotes promocionais. Essas medidas visam garantir uma experiência de compra positiva mesmo em meio a incertezas financeiras.

Segundo a pesquisa da CNDL, 22% dos entrevistados não gostam ou não têm o costume de comprar presentes e chocolates para a Páscoa. Já para esse público, a head de sucesso do consumidor sugere investir em campanhas visuais atrativas, utilizando vídeos e explorando o potencial das redes sociais. Além disso, campanhas com influenciadores podem ser eficazes para alcançar esse público-alvo e despertar seu interesse pela data festiva.

“Esses consumidores que representam quase um quarto da amostra e não têm o costume de comprar na Páscoa podem não estar ativamente procurando por produtos relacionados. Portanto, é essencial alcançá-los por meio de canais proativos, ao inves de reativo”, explica.

Experiências memoráveis

Por fim, criar experiências de compra memoráveis e diferenciadas é essencial para engajar consumidores durante a Páscoa. Daniela destaca a importância de personalizar a experiência de compra, destacar os pontos fortes do produto, revisar as ofertas e criar uma narrativa envolvente sobre a marca para conectar emocionalmente com os consumidores. Diante dessas estratégias, ela elencou 4 ações que os varejistas podem realizar para ajudar a superar as barreiras de vendas na Páscoa e garantir o sucesso de suas campanha.

1. Personalização: use informações sobre seu público-alvo para se comunicar e fazer promoções que sejam verdadeiramente atrativas para eles.

2. Pontos fortes do produto: produza conteúdo que valorize o produto e ressalte seus pontos positivos para atrair mais clientes.

3. Ofertas: ofereça promoções como kits combinados e descontos progressivos para incentivar compras maiores. Também facilite o pagamento e ofereça condições de frete mais vantajosas, mesmo que para apenas alguns locais.

4. Crie uma história: desenvolva uma narrativa envolvente sobre sua marca que conecte emocionalmente com os consumidores nesse período de Páscoa e os incentive a comprar

Por meio dessas iniciativas, os comerciantes têm a oportunidade de impulsionar suas vendas na Páscoa e fortalecer o relacionamento com os clientes.

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